top of page

TODO SALTO PREJUDICA A COLUNA? MITOS E VERDADES SOBRE DOR NA COLUNA - PARTE 7

Atualizado: 2 de set. de 2020

Nem todo salto alto é inimigo da coluna. Será?

Hoje eu vou revelar para vocês a PARTE 7 do Mitos e Verdades sobre coluna vertebral! (são ao todo 14 artigos mostrando quais são verdade e quais são mito - não deixe de ler os demais!)

Vivemos hoje o que chamamos da era da informação, onde, através de um simples click, nós temos acesso à um universo de conteúdos através da internet.

Mas essa praticidade também nos trouxe um grande dilema.

Será que essa informação realmente é verdadeira? Será que podemos confiar em TUDO o que lemos na Internet?

A VERDADE é que NÃO, e foi pensando nisso que eu trouxe aqui pra vocês uma serie de afirmações sobre hérnia de disco e dores nas costas onde eu vou te revelar se são verdades comprovadas por especialistas ou mitos e crenças populares.


Mitos e verdades sobre COLUNA - PARTE 7

Nem todo salto alto é inimigo da coluna. Será?

VERDADE

O salto alto, quando utilizado em excesso, pode ser bastante prejudicial à coluna. Mas, vale ressaltar que saltos menores de até 3 centímetros de altura não oferecem o mesmo risco. Todavia, o ideal é sempre evitar o uso exagerado.


Se você não sai de casa sem salto alto, provavelmente já ouviu alguém dizer que um dia sua coluna vai pagar o preço. Mas isso não é uma regra. Enquanto há mulheres que vivem se equilibrando em saltos agulha sem tirar o sorriso do rosto, outras só sobem em um de vez em quando e não aguentam de dor nas costas.

Qual a explicação para isso?


Embora esse tipo de sapato tenha ficado conhecido como inimigo da coluna, ainda não há comprovação científica de que ele gere problemas na articulação. Muitas vezes, a lesão nas costas é causada por outros fatores, porém, o incômodo só aparece quando você usa o calçado, pois o sapato gera um impacto na região lombar (e em muitas outras partes do corpo), o que acaba agravando o problema já existente.


Entre os fatores que podem causar lesões lombares --que são agravadas pelo salto -- estão a própria anatomia da corpo, desequilíbrio e desvios posturais (como hiperlodose e escoliose), falta de alongamento e fortalecimento muscular (devido ao sedentarismo), tabagismo, sobrepeso e até excesso de exercícios físicos.


Uma coisa é fato: ao caminhar equilibrando-se no salto há uma alteração na biomecânica do movimento. Com isso, é comum acabar compensando o desequilíbrio e sobrecarregando outras partes do corpo, como tornozelos, calcanhares, joelhos e quadril, além de músculos e tendões das pernas. Em um estudo recente publicado no European Spine Journal, pesquisadores observaram que, enquanto algumas participantes que usavam salto alto com frequência sofreram desconforto nas extremidades inferiores (lombar e joelhos), outras tiveram um aumento da lordose cervical (curvatura acentuada no pescoço) para se adaptar ao deslocamento do centro de gravidade do corpo imposto pela altura do sapato. De acordo com os cientistas, isso explicaria os diferentes padrões de dor (no pescoço, na coluna lombar e nos joelhos) sentida por quem anda bastante de salto alto.



Já sabe né! Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores de Coluna.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page