top of page
Foto do escritorOne Fisioterapia

USAR COLETE OU CINTA PODE PREJUDICAR SUA COLUNA OU GERAR DOR?

Atualizado: 22 de set. de 2020

Os benefícios atribuídos aos acessórios são vários: melhorar  a postura, aliviar as dores na coluna, cintura mais fina, abdômen durinho,  menos gordura localizada.

O colete ou a cinta podem até trazer um conforto  quando colocamos, mas quando tiramos a dor volta, em alguns casos ainda mais  forte, as “gordurinhas” voltam e o que era para ser a solução, acaba se  tornando um problema ainda maior.


Temos alguns músculos que ficam ao redor da nossa  coluna, para segurar e deixar a nossa coluna forte para sustentar nosso peso.

Quando colocamos uma cinta ou colete, estamos enviando uma  mensagem para os músculos: “a cinta ou colete estão fazendo o seu trabalho, não precisa trabalhar”, e consequentemente essas musculaturas vão ficando mais  fracas e não conseguindo segurar e sustentar sua coluna.



Cerca de 40% da população tem algum problema do tipo, sendo  que sua maioria é formada por mulheres, com uma média de idade de 41 anos. Os dados são da SBED (Sociedade Brasileira para Estudo da Dor).


Os corretores posturais e cintas, costumam ser feitos a  partir de elastano, Neoprene e também podem contar com preenchimento com imãs.  

Os fabricantes costumam indicar o uso diário da peça, seja durante as  atividades rotineiras, seja na prática de exercícios físicos, fazendo desuso  apenas no período da noite. Por outro lado, não é mencionado na embalagem do  produto que o uso prolongado de coletes e cintas podem causar efeito rebote,  isto é, o enfraquecimento da musculatura e consequente piora nos sintomas,  levando a mais dor.


O uso indiscriminado de coletes e cintas podem causar  efeitos difíceis de reverter, principalmente se a pessoa já tiver mais de 40  anos e utilizar a estrutura por mais de três semanas. No pior dos casos,  corre-se o risco de ter uma lesão agravada, ou mesmo prejudicar as  articulações.

O uso desses produtos enfraquece também os músculos da barriga,  sobrecarregando a lombar.


Mas calma, nem todo colete e cinta são maléficos a sua  coluna!

O uso de coletes, cintas e outros equipamentos ergonômicos é  comparável ao uso de aparatos de imobilização, como o gesso e as talas para  lesões. Como boa parte das pessoas sabe, uma imobilização é feita mediante  orientação de um profissional. Por isso, qualquer tentativa de tratamento para  dor já existente ou para prevenção contra dores de coluna, deve partir de um  profissional de fisioterapia. Somente ele vai poder orientar qual a melhor  abordagem para tratar dores e outros problemas na coluna.



Já sabe né! Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores de Coluna.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


icon-whatsApp.png
bottom of page