VERDADES E MITOS SOBRE HERNIA DE DISCO E DOR NAS COSTAS

Atualizado: 23 de ago. de 2020

HERNIA DE DISCO - Fato ou Fake?

Vivemos hoje a chamada era da informação, onde com um simples click temos acesso à um universo de conteúdos através da internet.

No entanto, tal facilidade também nos trouxe um dilema. Será que essa informação realmente é verdadeira?

Pensando nisso, trouxemos uma serie de afirmações sobre hérnia de disco onde discutiremos se são FATO ou FAKE.

1. Tenho dor nas costas e meu exame de ressonância magnética fala que tenho hérnia de disco. Com certeza a dor é decorrente da hérnia!

❌FAKE - Mesmo que o exame diagnostique hérnia de disco, é importante o fisioterapeuta e o médico avaliarem se os sintomas do paciente são decorrentes da hérnia. Estudos apontam que pessoas assintomáticas (sem sintomas) pode apresentar hérnia de disco nos exames, ou seja, para se ter certeza que a dor é proveniente da hérnia é necessário tanto o exame de imagem quanto a avaliação clínica.

2. Tabagismo é fator de risco para o desenvolvimento de hérnia de disco.

✅FATO - As substancia toxicas presentes no cigarro prejudicam o metabolismo do disco intervertebral e aumentam a degeneração, podendo levar a hérnia de disco.

3. O uso de smartphones pode prejudicar o disco intervertebral cervical (pescoço).

❌FAKE - Ao contrário do que muitos pensam, nossa coluna não é frágil e o seguimento cervical (pescoço) é capaz de suportar uma carga de até 244kg.

4. A corrida/caminhada é totalmente contra indicada para paciente com hérnia de disco, pois o impacto pode piorar a hérnia!!!

❌FAKE - Após a fase de modulação dos sintomas (diminuição da dor e das incapacidades) no tratamento de pacientes com hérnia de disco, atividades como a corrida são incentivadas pois auxiliam na saúde da coluna e do disco intervertebral.

5. A hérnia de disco pode regredir/diminuir de tamanho sem cirurgia.

✅FATO - É esperado uma diminuição do tamanho da hérnia de disco em até 3 meses, podendo chegar a uma regressão de 100% sem a necessidade de cirurgia.

6. O melhor tratamento para hérnia de disco é o cirúrgico.

❌ MITO: A maior parte dos casos de pacientes com hérnia de disco e outras patologias na coluna vertebral é perfeitamente tratada com procedimentos conservadores, sem a necessidade de cirurgias agressivas.

7. Nem todo salto alto é inimigo da coluna.

✅ VERDADE: o salto alto, quando utilizado em excesso, pode ser bastante prejudicial à coluna. Mas, vale ressaltar que saltos menores de até 3 centímetros de altura não oferecem o mesmo risco. Todavia, o ideal é sempre evitar o uso exagerado.

8. A dor nas costas surge com o envelhecimento.

❌ MITO: O envelhecimento pode estar, apenas, entre os fatores de risco para a dor nas costas. Mas não se trata de uma causa isolada. A queixa mais comum de dor nas costas é a causada por lombalgias e ela pode começar já na adolescência, decorrente muitas vezes da má postura e do peso que crianças/jovens carregam na mochila. O problema pode se tornar ainda maior na fase adulta, mas a dor não está relacionada à idade, e sim à falta de cuidados durante toda a vida.

9. Diabetes é fator de risco para o desenvolvimento de dor lombar.

✅ VERDADE: De acordo com uma nova revisão sistemática e meta-análise, pessoas com Diabetes tem uma probabilidade significante maior de ter dor na coluna vertebral em comparação com aquelas sem diabetes.

10.Todas as hérnias de disco geram pressão nos nervos e, por isso, causam dor!

❌ MITO: As hérnias de disco da coluna podem comprimir as estruturas neurais (medula e raízes nervosas) dependendo do tamanho e da localização. Quando essa compressão ocorre, há dor na região da hérnia, além de dor pelo trajeto do nervo afetado. Porém, nem toda hérnia causa compressão ou mesmo dor. Muitos pacientes convivem com uma protrusão discal sem ter qualquer sintoma, podendo levar uma vida normal.

11.Toda alteração no disco é uma hérnia de disco

❌ MITO: A patologia discal que surge na coluna é classificada em abaulamento, protrusão e hérnia de disco. O abaulamento é uma condição fisiológica caracterizada pelo aumento da circunferência do disco intervertebral, sem ser apresentado como doença. A protrusão é um abaulamento localizado, considerado uma condição “pré-hérnia”, já de caráter patológico. A hérnia de disco é assim chamada quando há o extravasamento de parte do conteúdo do disco (o núcleo pulposo, como se fosse um gel hidratado), de seu lugar habitual. Esse deslocamento comprime os nervos da coluna e causam dor. Por isso, quando há ocorrência de dor irradiada, normalmente já se trata da hérnia de disco propriamente dita.

12.A dor nos membros inferiores e crises do ciático são sintomas comuns das hérnias de disco

✅ VERDADE: As hérnias discais lombares (na parte mais baixa da coluna) podem causar dor nos membros inferiores pela compressão, inflamação ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal e vão formar o nervo ciático. Esse é o principal nervo dos membros inferiores, sendo responsável pela inervação sensitiva e motora sensitiva da pele (dermátomos) e dos músculos (miótomos). Assim, a hérnia de disco, ao entrar em contato com essas estruturas neurais, pode levar a sintomas como dor, formigamento, queimação ou choque na coxa, perna ou pé.

13.Para o paciente com hérnia, praticar exercício físico é perigoso. Precisa apenas de repouso.

❌ MITO: é exatamente o contrário! O exercício físico é tão importante, e seus benefícios são tão amplos que não podem ser descartados da vida cotidiana de qualquer pessoa. Assim, pacientes que tenham hérnia devem procurar orientação médica para que sejam indicados exercícios compatíveis com sua condição física. Alguns deles, como Pilates e Yoga, são atividades de baixo impacto que podem trazer muitos benefícios na prevenção e até na reabilitação de portadores dessa patologia. A preferência deve ser sempre por exercícios leves e sem impacto, com ênfase na musculatura abdominal para diminuir a carga na lombar.

14. Fatores hereditários são fatores de risco para o desenvolvimento de hérnias de disco.

✅ VERDADE: no Brasil, um a cada três pacientes com hérnia de disco apresentará o problema nos discos cervicais. A degeneração da coluna que leva à hérnia de disco é condição determinada, principalmente, pela genética individual, ou seja, algumas pessoas são mais predispostas do que outras para o desenvolvimento da doença.

A determinação genética não está diretamente relacionada a uma área específica da coluna (cervical, torácica ou lombar), o que pode levar ao reaparecimento do problema em outros discos, após o tratamento de uma área específica. Alguns pacientes, por exemplo, depois de tratados do problema na região do pescoço, podem apresentar, anos mais tarde, uma nova hérnia na região lombar e vice-versa.

No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores de Coluna.

O que você precisa fazer é encontrar um bom profissional, que continuou estudando após a sua formação, que vem se atualizando constantemente, que usa aparelhos e recursos modernos e que utilize conhecimento baseado em Evidência Científica.

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), utilizamos tudo isso que foi dito acima e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Estes pacientes estão voltando a fazer tudo o que já não faziam mais por conta das dores. Voltaram a passear no parque, fazer uma atividade física, fazer compras, andar pelos shopping centers, visitar amigos e familiares, enfim estão conseguindo sair de casa, pois isso já não acontecia mais devido as DORES que sentiam.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único, nada disso! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso esta avaliação é fundamental! E o melhor, todo este tratamento é feito sem medicamentos ou procedimentos invasivos.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Marque também um Tele-atendimento GRATUITO. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.