top of page

SOFRENDO COM DOR? CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O CORPO HUMANO

É comum buscar por ferramentas que auxiliem na qualidade de vida e, para muitos, o esporte é uma opção viável para combater doenças, melhorar o condicionamento físico e a saúde. Sendo assim, ao começar uma nova rotina esportiva ou melhorar a performance, é necessário entender os efeitos da atividade física no corpo humano.

Por acaso você sabe como o organismo reage ao praticar (ou não) atividade física? Continue aqui para descobrir!



Por que é necessário movimentar o corpo?

Uma ação natural do ser humano é a movimentação e ela, a cada dia, vem sendo reduzida pela vida moderna, seja pelo trabalho remoto ou por estar horas na frente do computador. Outro fator é a locomoção por veículos como carro, o que reduz o andar ou o movimento corporal.

Gastar energia é importante para o corpo funcionar de maneira adequada e trazer resultados para o indivíduo, seja maior disposição ou até criar novos hábitos pelo ânimo que o organismo oferece. Contudo, como as pessoas estão cada vez mais paradas, cresce a taxa de sedentarismo, pois agora as rotinas são elaboradas para serem executadas de modo que o corpo fique estático e só a mente funcione.

Os impactos que uma vida parada trazem, além do sedentarismo, são o aparecimento de doenças mentais como ansiedade e depressão, além de ser uma causa que afeta a autoestima de muitos, já que ter o percentual de gordura elevado incomoda muitos. É por esses fatores que é necessário entender os efeitos da atividade física no corpo humano!


Quais os efeitos da atividade física no corpo humano?

Ter qualidade de vida implica em pensar em meios para que o seu corpo e mente reajam de maneira saudável no dia a dia. Ter hobbies no cotidiano ajudam a mente a diminuir os estresses das rotinas agitadas, além de conseguir colocar os pensamentos em ordem.

Para o corpo, um aliado para a saúde e bem-estar é a atividade física, pois é ela quem é responsável por liberar algumas substâncias no organismo, como é o caso da serotonina, que entrega a sensação de alegria durante o dia. Para além, uma rotina esportiva regular auxilia a prevenir algumas doenças, como a diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares entre outras, que são comuns em sociedades que não dão a devida atenção ao corpo e a alimentação. Os exercícios são aliados na queda e combate desses problemas!

Outro resultado no corpo é a realização, pois a atividade além de abrir portas para o autoconhecimento apresenta pessoas com histórias parecidas durante a prática, então o atleta, seja ele iniciante ou profissional, vai ter uma socialização e maior investimento nas atividades, já que o espaço é adequado para a suas necessidades e evolução pessoal.

E não pense que mesmo sendo benéfico para o corpo a atividade é algo inerente para o ser humano. Segundo o doutor Drauzio Varella, o exercício físico é contra a natureza humana, pois nenhum animal desperdiça energia, ele só a utiliza em situações essenciais para a sua sobrevivência. Caso ele não precise gastar energia para fazer o necessário, ele vai estar em repouso.

Ou seja, em relação a você que está lendo, é normal se alimentar e querer ficar em repouso pela preguiça, pois é o natural de todos. Mas não pense que esse eterno repouso é benéfico. Todo descanso é válido, contudo o corpo precisa gastar a energia básica no dia a dia para não estar em sedentarismo.


Como o corpo humano reage à atividade física?

Do início ao fim da prática, o corpo vai reagir de alguma forma com a atividade física. Atingindo inúmeros objetivos, a prática pode ajudar na queima de calorias, definição muscular, ganho de massa magra e a liberação de hormônios e neurotransmissores que auxiliam no bem-estar.

Sendo assim, mesmo com todas as diferenças que cada um terá no corpo, como o metabolismo, a prática vai reagir e trazer algum benefício, desde que seja bem acompanhada e tenha periodicidade. 

Isso vai acontecer, pois, ao entrar em contato com a atividade física, o organismo vai ter muitas reações fisiológicas e bioquímicas para entregar os resultados que foram anteriormente citados, além de otimizar outros órgãos do corpo, como cérebro, coração e pulmões, pois esses também são mobilizados com a prática esportiva.


Relações com o coração

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, no Brasil há em média 1.100 mortes de pessoas por problemas no coração em apenas um dia. Esse número é alarmante, pois cada morte apresentada ocorre no tempo de 90 segundos, ou seja, é muita gente!

E como evitar esse número? A atividade física é uma saída quando praticada regularmente. Isso ocorre, pois os exercícios ajudam a aumentar a frequência cardíaca, deixando o coração mais resistente. Como impacto algumas doenças como pressão alta podem ser evitadas, graças ao treino contínuo.


Relações com o cérebro

Não é apenas o corpo que vai trabalhar durante a atividade física, o cérebro também participa. Sabe a sensação de estar atento (ou alerta) quando você está exercendo a sua prática esportiva? Então, as células do cérebro chegam a altos níveis de funcionamento, o que ocasiona as sensações citadas.

Outro resultado relacionado com a atividade física e o cérebro é que a prática garante o aumento da oxigenação dele, o que auxilia a combater ou evitar doenças neurológicas, como Alzheimer,  AVC (Acidente Vascular Cerebral) e Parkinson.

Lembra da serotonina que foi citada no início do texto? O cérebro é responsável pelo comando da sensação, ou seja, ele regula o humor e alivia sintomas de doenças mentais, como depressão.


Relações com o pulmão

Como a respiração é uma das coisas que mais “forçamos” durante a atividade física, o pulmão é, consequentemente, um dos órgãos que serão mais exigidos neste momento. Em média, nosso organismo demanda quinze vezes mais oxigênio durante o exercício do que no restante do tempo. Além disso, nossa respiração também fica mais acelerada e intensa. 

Como impacto, além de ajudar a manter um maior controle da respiração, a atividade física vai fortalecer a região, já que os músculos dos pulmões precisam se expandir o máximo possível durante a execução dos exercícios, trazendo como resultado mais disposição e melhor performance a curto e longo prazo.

Ou seja, em um paralelo de antes e depois da atividade física, o corpo perde o cansaço e ganha vigor para a rotina, o estresse tem uma queda e a produtividade aumenta, além de auxiliar a manter o corpo ativo e buscar por novos horizontes, o que não é comum quando o corpo está em repouso.


Quais as substâncias o corpo produz?

Durante a atividade física o organismo vai reagir em diversos níveis, auxiliando em vários setores que dizem respeito à saúde e bem-estar do praticante. 

Muitos buscam a atividade física para relaxar e evitar o estresse, correto? Nesse caso específico, durante a atividade o corpo produz uma substância chamada de cortisol, que é a responsável por ocasionar o estresse, contudo, na prática esportiva ele é o responsável por transformar o carboidrato em glicose, que é a fonte de energia que todos usam durante os exercícios.

E falando em energia, outra substância que o corpo vai produzir durante o treino é a insulina, hormônio responsável por regular os níveis de açúcar no sangue, o que facilita a glicose a entrar nas células para ser armazenada ou usada como energia.

Essas são algumas substâncias que estão presentes ao longo dos treinos, mas também existem outros hormônios que irão ter o aumento de produção, como é o caso da adrenalina, noradrenalina e serotonina, sendo responsáveis, por exemplo, pelo aumento do metabolismo, pelo combate da obesidade e pela sensação de felicidade.


Existem riscos em não praticar atividade física?

A atividade física é uma auxiliadora no bem-estar do ser humano e mesmo não sendo uma prática natural pela preguiça e a necessidade de ficar em repouso, não movimentar o corpo pode trazer uma série de riscos que estão ligados à saúde do corpo, sejam eles mentais ou físicos.

Já foi dito anteriormente, mas vale ressaltar, ficar parado aumenta o risco de estar no grupo de sedentarismo, o que pode ocasionar sérios danos, como o aumento da taxa de mortalidade e pressão alta, pois a circulação sanguínea não está em constante movimento.

No que diz respeito a saúde mental, não praticar esporte pode aumentar o cansaço, ter o sono desregulado e muitas variações de humor, pois ficar parado pode alterar algumas químicas do cérebro que dizem respeito a produção de alguns hormônios do corpo que combatem algumas doenças, como a depressão.

Outro ponto que pode ser analisado pela falta de atividade física é o risco de câncer. É importante saber que a prática contínua ajuda no combate. Existem inúmeros tipos de câncer e alguns deles que podem ser combatidos com o esporte são:

  • Câncer colorretal

  • Câncer de mama

  • Câncer pulmonar

Segundo a Organização Mundial da Saúde, no ano de 2018 o câncer foi a causa de mais de 9 milhões de mortes, o que mostra o impacto de rotinas ou condições que podem ser reduzidas com a atividade física. Sendo assim, mesmo com toda a dificuldade e preguiça que é comum do ser humano, vale a pena investir um tempo para praticar exercício físico.


Como a atividade física beneficia o corpo?

Já ficou claro que a atividade física vai agregar impactos positivos na sua rotina e nas condições da sua saúde, seja na prevenção de alguma doença ou em gastar calorias e perder peso. Existem outros benefícios caso a prática de alguma atividade esteja presente na sua rotina. São eles:


Aumento da autoestima 

Fazer exercícios com frequência ajuda na autoestima de muitos, vez que o esporte vai modificar o corpo, seja na perda de gordura corporal ou na tonificação dos músculos. Muitos começam o esporte pensando na estética, então um dos grandes impactos que será visto é o aumento da autoestima.

Para além, o que acaba tendo como impacto é o esforço e inspiração para não perder o ritmo, pois chegando no objetivo são criadas novas metas, então um benefício vai acabar gerando outro.


Aumento da imunidade

Como o corpo está em constante atividade, o esporte vai auxiliar no aumento da defesa contra infecções, já que o organismo vai responder com mais facilidade por estar ativo. Ou seja, caso tenha algum problema de saúde, como gripe ou resfriado, sua imunidade vai estar pronta para ajudar na recuperação e combater os sintomas em curto tempo.


Melhora o sono e humor

O esporte vai ajudar para que o organismo libere algumas substancias no corpo, o que facilita a queda do estresse. Dentre os hormônios que são liberados, a serotonina vai ser uma das responsáveis pelo humor, pois ela traz a sensação de felicidade.

Fora isso, por estar gastando energia, provavelmente você vai estar cansado no final do dia, porém com tudo feito na rotina. Como impacto o sono consegue ser regulado, pois seu corpo está em equilíbrio e saudável, o que pode evitar a insônia.


Melhora o condicionamento

Relacionado diretamente com a autoestima, a atividade física vai melhorar o condicionamento. Isso ocorre, pois com a prática regular e uma alimentação balanceada, o corpo gasta energia, perde a reserva de gordura e começa a aumentar o volume de massa magra, o que são indicadores de um bom treino.

Sendo assim, investir na atividade física vai agregar muitos benefícios, seja na estética, na saúde do corpo ou na saúde mental. O foco é buscar algo que goste para assim vivenciar os efeitos da atividade física no corpo humano.


DICA IMPORTANTE

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico!

Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page