COMO PREVENIR A DOR NO JOELHO? COMO EVITAR LESÃO?

Atualizado: 22 de Set de 2020

Embora não seja possível prevenir todas as lesões, você pode seguir estas etapas para torná-las menos prováveis.

• Pare de se exercitar se sentir dor no joelho.

• Se você quiser tornar seu treino mais intenso, sempre faça-o gradualmente.

• Alongue as pernas antes e depois da atividade física.

• Use joelheiras para prevenir a bursite, especialmente se você tiver que se ajoelhar muito.

• Use sapatos que se ajustem bem e ofereçam suporte suficiente.

• Mantenha os músculos da coxa fortes com alongamento e fortalecimento regulares.

• Se você está acima do peso, esforce-se para perder alguns quilos, de modo que haja menos estresse em todas as articulações, incluindo os joelhos.

Ser ativo é uma das melhores coisas que você pode fazer pelas articulações e pelo resto do corpo. Mas podem ocorrer lesões e geralmente envolvem os joelhos. Alguns dos problemas mais comuns são ligamentos torcidos, rupturas de menisco, tendinite e joelho de corredor. Se você tem uma lesão antiga no joelho que não foi tratada adequadamente, ela pode surgir de vez em quando ou doer o tempo todo.

Várias outras coisas também podem causar dor no joelho, como:

Bursite: uma bursa é uma bolsa que contém uma pequena quantidade de líquido que fica sob a pele acima da articulação. Ajuda a prevenir o atrito quando a articulação se move. O uso excessivo, quedas ou dobrar-se e ajoelhar-se repetidamente podem irritar a bolsa na parte superior do joelho. Isso causa dor e inchaço. Os médicos chamam isso de bursite pré-patelar. Você também pode ouvi-lo chamado de "joelho de pregador".

Joelho deslocado: isso significa que ele desliza para fora da posição, causando dor e inchaço no joelho. Seu médico pode chamar isso de "luxação patelar".

Síndrome da banda IT (iliotibial): A banda iliotibial (IT) é um pedaço de tecido duro que vai do quadril até a parte externa do joelho. Quando você exagera na atividade, ela pode ficar inflamada com o tempo. Isso causa dor na parte externa do joelho. É comum entre os corredores em declive.

Ruptura meniscal: às vezes, uma lesão no joelho pode causar o rompimento da cartilagem. Essas arestas podem ficar presas na articulação, causando dor e inchaço. Muitas vezes, as pessoas terão a sensação de “travamento” na articulação quando estiverem ativas.

Doença de Osgood-Schlatter: essa condição ocorre quando você é jovem, quando os ossos e outras partes do joelho ainda estão mudando. Pode causar uma inchação dolorosa abaixo do joelho, onde um tendão da rótula se conecta à canela. Exagerar nos exercícios e a irritação em um ponto na parte inferior do joelho chamado tubérculo tibial costumam fazer essa área doer. A dor pode ir e vir com o tempo. É especialmente comum em meninos e meninas adolescentes.

Osteoartrite: Este é o tipo de artrite de “desgaste e desgaste”. É a principal causa de dor no joelho após os 50 anos. Essa condição causa dor ou inchaço na articulação do joelho quando você está ativo. As articulações afetadas pela osteoartrite também podem ficar rígidas no início do dia.

Tendinite patelar: isso significa que você tem inflamação no tendão que conecta a rótula à tíbia. Os tendões são faixas de tecido resistentes que conectam os músculos aos ossos. Quando você se exercita em excesso, eles podem ficar inflamados e doloridos. Você também pode ouvir isso como “joelho de saltador” porque pulos repetitivos são a causa mais comum.

Síndrome da dor patelofemoral: desequilíbrio muscular, rigidez e problemas de alinhamento das pernas geralmente causam essa condição. Isso causa dor no joelho e "flambagem" ocasional, o que significa que o joelho de repente não consegue mais suportar o seu peso. Não é devido a uma lesão. É mais comum para mulheres do que para homens.

Qual é a sensação de uma lesão no joelho? Obviamente, dói! Mas o tipo de dor e onde você a sente podem variar, dependendo de qual é o problema. Você pode ter:

• Dor, geralmente quando você dobra ou endireita o joelho (incluindo quando você desce escadas)

• Inchaço

• Problemas para colocar peso no joelho

• Problemas para mover o joelho

• Flexão de joelho ou "travamento"

Se você tiver esses sintomas, consulte seu fisioterapeuta