top of page

CAIMBRA? DOR NA REGIÃO POSTERIOR DE COXA E PANTURRILHA? VEJA COMO PREVENIR E TRATAR!

Atualizado: 22 de set. de 2020

Olá, tudo bem?

Hoje irei falar sobre cãibra muscular: quais são as causas, como prevenir e os tratamentos.

As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo muscular, que geralmente afetam os músculos da parte de trás da perna (coxa e panturrilha).

Uma cãibra pode começar durante uma atividade física, no repouso e até durante o sono.



É mais comum uma cãibra começar após uma contração muscular intensa com consequente encurtamento do músculo que está sofrendo o processo.

As cãibras estão associadas a uma série de condições não relacionadas com o esporte ou exercício. A falta de condicionamento físico e a fadiga também podem ser responsáveis pelas cãibras e outras lesões musculares.

Falando sobre as causas, uso excessivo de um músculo, desidratação, tensão muscular ou simplesmente manter a mesma posição por um período prolongado de tempo pode resultar em uma cãibra muscular. Em muitos casos, no entanto, a causa exata do sintoma é desconhecida.

Embora a maioria das cãibras musculares seja inofensiva, algumas podem estar relacionadas a uma condição médica subjacente, tais como: * Estreitamento das artérias, que acaba reduzindo o fluxo sanguíneo no músculo * Compressão do nervo, quando se tem algo irritando a raiz nervosa tipo a dor ciática * Deficiência de potássio, cálcio ou magnésio sua alimentação esta desequilibrada com estes nutrientes. * Uso de medicamentos diuréticos, geralmente usados com paciente hipertensos * Diabetes, muitos pacientes relatam cãibras até em locais do corpo que geralmente não é comum. * Doenças neurológicas, Doenças do fígado, Distúrbios da tireoide, Alcoolismo e por aí segue.

Cãibra no pé, dedos e panturrilha

Muitos pacientes me perguntam: "mas por que a cãibra aparece mais nos pés, dedos e panturrilha?

Embora possa acontecer em outras partes do corpo, a cãibra atinge mais os dedos, toda a superfície dos pés e panturrilha em função do desgaste maior que estas áreas sofrem.

Como usamos pernas e pés com frequência, gastamos todo o combustível disponível ali, fazendo o corpo reagir mandando sinais de que é preciso repor os nutrientes. Calçados impróprios para caminhar ou praticar exercícios e uma dieta desregulada podem tornar o problema mais frequente.

Cãibra noturna

E também me questionam, por que temos cãibras no meio da noite.

Se a cãibra é uma consequência do esforço muscular de determinadas regiões, porque ela aparece quando estou dormindo, num momento de relaxamento?

Isso acontece porque na hora do sono nosso corpo relaxa e faz um balanço de tudo o que gastou e repôs ao longo do dia e quando há falta de algum nutriente, ele reage mesmo se estamos dormindo.

Outra situação provável durante o sono é o relaxamento brusco do músculo contraído durante todo o dia. O corpo está reagindo ao que não apresenta equilíbrio ou sofreu o impacto do relaxamento brusco provocado pelo sono depois de um dia inteiro de contrações.

Cuidados

Para aliviar a dor de cãibras musculares, você pode aplicar uma compressa quente nos músculos doloridos ao primeiro sinal de um espasmo. Você pode usar um pano quente, uma almofada de aquecimento.

Outros cuidados para prevenir as cãibras incluem:

Alongar e aquecer a musculatura antes de iniciar a atividade física, ingerir líquidos adequadamente e se você pratica atividade física, considere tomar bebidas isotônicas, tenha uma dieta equilibrada.

Usar calçados adequados e confortáveis para práticas esportivas ou para quem fica muito tempo em pé, manter uma dieta equilibrada com as vitaminas e sais minerais e respeitar seu limite físico para não causar dores por exaustão.

E a Banana previne cãibras? Esta sempre me perguntam.

Veja bem, como a banana é rica em potássio, um dos principais minerais responsáveis pelo equilíbrio hidroeletrolítico, a banana ajuda bastante na prevenção da contração, porém, se não houver a reposição dos demais nutrientes e sais minerais, a medida não é suficiente.

Para seu efeito se tornar ainda mais poderoso, precisa ser aliado à reposição das demais substâncias necessárias para se alcançar o equilíbrio hidroeletrolítico, inclusive a água, bebam bastante agua no seu dia a dia o seu corpo agradece.

Cãibras musculares geralmente desaparecem por conta própria e raramente necessitam de cuidados médicos.

No entanto, busque ajuda profissional se a cãibra:

*causa desconforto grave

* está associada com inchaço na perna, vermelhidão ou alterações cutâneas

* está associada com fraqueza muscular

* acontece com frequência e não melhora com o autocuidado

* não está associada a uma causa óbvia, como exercício extenuante

Então já sabe né!

Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores de Coluna.

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page