ARTRITE DE OMBRO- QUAIS OS SINTOMAS E COMO TRATAR?

Atualizado: 22 de set. de 2020

Em 2011, mais de 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos relataram que foram diagnosticadas com algum tipo de artrite, de acordo com a Pesquisa Nacional de Entrevistas de Saúde. Simplesmente definida, a artrite é a inflamação de uma ou mais articulações. Em um ombro doente, a inflamação causa dor e rigidez.

Embora não exista cura para a artrite do ombro, existem muitas opções de tratamento disponíveis. Usando isso, a maioria das pessoas com artrite é capaz de controlar a dor e permanecer ativa.

Cinco tipos principais de artrite geralmente afetam o ombro.

Osteoartrite

Também conhecida como artrite de "desgaste", a osteoartrite é uma condição que destrói a cobertura externa lisa (cartilagem articular) do osso. À medida que a cartilagem se desgasta, torna-se desgastada e áspera, e o espaço protetor entre os ossos diminui. Durante o movimento, os ossos da articulação se esfregam, causando dor.

A osteoartrite geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos de idade e é mais comum na articulação acromioclavicular do que na articulação glenoumeral do ombro.

( Esquerda ) Uma ilustração da cartilagem danificada na articulação glenoumeral. ( Direita ) Este raio-x do ombro mostra osteoartrite e diminuição do espaço articular (seta).

Artrite reumatóide

A artrite reumatóide (AR) é uma doença crônica que ataca várias articulações do corpo. É simétrico, o que significa que geralmente afeta a mesma articulação dos dois lados do corpo.

As articulações do seu corpo são cobertas com um revestimento - chamado sinóvia - que lubrifica a articulação e facilita o movimento. A artrite reumatóide causa inchaço no revestimento, causando dor e rigidez na articulação.

A artrite reumatóide é uma doença autoimune. Isso significa que o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos. Na AR, as defesas que protegem o corpo contra infecções danificam tecidos normais (como cartilagens e ligamentos) e amolecem os ossos.

A artrite reumatóide é igualmente comum em ambas as articulações do ombro.

Artrite Pós-Traumática

A artrite pós-traumática é uma forma de osteoartrite que se desenvolve após uma lesão, como uma fratura ou luxação do ombro.

Artropatia por ruptura do manguito rotador

A artrite também pode se desenvolver após uma grande e prolongada ruptura do tendão do manguito rotador. O manguito rotador rasgado não pode mais segurar a cabeça do úmero no soquete da glenoide, e o úmero pode se mover para cima e esfregar contra o acrômio. Isso pode danificar as superfícies dos ossos, causando artrite.

A combinação de uma grande ruptura do manguito rotador e artrite avançada pode levar a fortes dores e fraquezas, e o paciente pode não ser capaz de levantar o braço para o lado.

Artropatia do manguito rotador.

Necrose avascular

A necrose avascular (AVN) do ombro é uma condição dolorosa que ocorre quando o suprimento de sangue para a cabeça do úmero é interrompido. Como as células ósseas morrem sem suprimento sanguíneo, o AVN pode levar à destruição da articulação do ombro e da artrite.

A necrose avascular se desenvolve em estágios. À medida que progride, o osso morto entra em colapso gradualmente, o que danifica a cartilagem articular que cobre o osso e leva à artrite. Inicialmente, o AVN afeta apenas a cabeça do úmero, mas, à medida que o AVN progride, a cabeça desmoronada do úmero pode danificar o soquete da glenoide.

As causas da AVN incluem o uso de altas doses de esteróides, o consumo pesado de álcool, a doença das células falciformes e lesões traumáticas, como fraturas do ombro. Em alguns casos, nenhuma causa pode ser identificada; isso é conhecido como AVN idiopático.

Sintomas

O sintoma mais comum da artrite do ombro é a dor, que é agravada pela atividade e piora progressivamente.

• Se a articulação glenoumeral do ombro for afetada, a dor é centrada na parte de trás do ombro e pode se intensificar com as mudanças no clima. Os pacientes se queixam de uma dor profunda na articulação.

• A dor da artrite na articulação acromioclavicular (CA) está focada na parte superior do ombro. Às vezes, essa dor pode irradiar ou viajar para o lado do pescoço.

• Alguém com artrite reumatóide pode sentir dor no ombro se as articulações glenoumeral e AC forem afetadas.

Amplitude de movimento limitada.

Movimento limitado é outro sintoma comum. Pode ser mais difícil levantar o braço para pentear o cabelo ou alcançar uma prateleira. Você pode ouvir um som de triturar, clicar ou estalar (crepitação) ao mover o ombro.

À medida que a doença progride, qualquer movimento do ombro causa dor. A dor noturna é comum e o sono pode ser difícil.

História Médica e Exame Físico

Depois de discutir seus sintomas e histórico médico, seu médico examinará seu ombro.

Durante o exame físico, seu médico procurará:

• Fraqueza (atrofia) nos músculos

• Ternura ao toque

• Extensão da amplitude de movimento passiva (assistida) e ativa (auto-direcionada)

• Qualquer sinal de lesão nos músculos, tendões e ligamentos ao redor da articulação

• Sinais de lesões anteriores

• Envolvimento de outras articulações (uma indicação de artrite reumatóide)

• Crepitação (sensação de irritação no interior da articulação) com movimento

• Dor quando a pressão é colocada na articulação

Raios-X

Raios-X são exames de imagem que criam imagens detalhadas de estruturas densas, como ossos. Eles podem ajudar a distinguir entre várias formas de artrite.

A radiografia de um ombro artrítico mostra um estreitamento do espaço articular, alterações ósseas e formação de esporões ósseos (osteófitos).

Este raio-x mostra osteoartrite grave da articulação glenoumeral

Tratamento

Como em outras condições artríticas, o tratamento inicial da artrite do ombro não é cirúrgico. O seu médico pode recomendar as seguintes opções de tratamento:

• Descanse ou mude de atividades para evitar provocar dor. Pode ser necessário alterar a maneira como você move o braço para fazer as coisas.

• Os exercícios de fisioterapia podem melhorar a força muscular e a amplitude de movimento do seu ombro.

• Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), podem reduzir a inflamação e a dor. Esses medicamentos podem irritar o revestimento do estômago e causar sangramento interno. Eles devem ser tomados com alimentos. Consulte o seu médico antes de tomar AINEs vendidos sem receita, se você tiver histórico de úlceras ou estiver tomando medicamentos para afinar o sangue.

• As injeções de corticosteróides no ombro podem reduzir drasticamente a inflamação e a dor. No entanto, o efeito é frequentemente temporário.

• Gelo seu ombro por 20 a 30 minutos, duas ou três vezes por dia para reduzir a inflamação e aliviar a dor.

• Se você tem artrite reumatóide, seu médico pode prescrever um medicamento modificador da doença.

• Suplementos alimentares, como glucosamina e sulfato de condroitina, podem ajudar a aliviar a dor.

(Observação: existem poucas evidências científicas para apoiar o uso de glucosamina e sulfato de condroitina no tratamento da artrite. Além disso, a US Food and Drug Administration não testa suplementos alimentares. Esses compostos podem causar interações negativas com outros medicamentos. Sempre consulte seu médico antes de tomar medicamentos e suplementos alimentares.)

Desenvolvimentos futuros

Estão sendo realizadas pesquisas sobre a artrite do ombro e seu tratamento.

• Em muitos casos, não se sabe por que algumas pessoas desenvolvem artrite e outras não. Pesquisas estão sendo feitas para descobrir algumas das causas da artrite do ombro.

• Os lubrificantes das articulações, que atualmente estão sendo usados ​​para o tratamento da artrite do joelho, estão sendo estudados no ombro.

• Novos medicamentos para o tratamento da artrite reumatóide estão sendo investigados.

• Muita pesquisa está sendo feita em cirurgia de substituição da articulação do ombro, incluindo o desenvolvimento de diferentes modelos de próteses articulares.

• O uso de materiais biológicos para ressurgir um ombro artrítico também está sendo estudado. Materiais biológicos são enxertos de tecidos que promovem o crescimento de novos tecidos no corpo e promovem a cura.

ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.