ARTRITE DE OMBRO- QUAIS OS SINTOMAS E COMO TRATAR?

Atualizado: 22 de Set de 2020

Em 2011, mais de 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos relataram que foram diagnosticadas com algum tipo de artrite, de acordo com a Pesquisa Nacional de Entrevistas de Saúde. Simplesmente definida, a artrite é a inflamação de uma ou mais articulações. Em um ombro doente, a inflamação causa dor e rigidez.

Embora não exista cura para a artrite do ombro, existem muitas opções de tratamento disponíveis. Usando isso, a maioria das pessoas com artrite é capaz de controlar a dor e permanecer ativa.

Cinco tipos principais de artrite geralmente afetam o ombro.

Osteoartrite

Também conhecida como artrite de "desgaste", a osteoartrite é uma condição que destrói a cobertura externa lisa (cartilagem articular) do osso. À medida que a cartilagem se desgasta, torna-se desgastada e áspera, e o espaço protetor entre os ossos diminui. Durante o movimento, os ossos da articulação se esfregam, causando dor.

A osteoartrite geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos de idade e é mais comum na articulação acromioclavicular do que na articulação glenoumeral do ombro.

( Esquerda ) Uma ilustração da cartilagem danificada na articulação glenoumeral. ( Direita ) Este raio-x do ombro mostra osteoartrite e diminuição do espaço articular (seta).

Artrite reumatóide

A artrite reumatóide (AR) é uma doença crônica que ataca várias articulações do corpo. É simétrico, o que significa que geralmente afeta a mesma articulação dos dois lados do corpo.

As articulações do seu corpo são cobertas com um revestimento - chamado sinóvia - que lubrifica a articulação e facilita o movimento. A artrite reumatóide causa inchaço no revestimento, causando dor e rigidez na articulação.

A artrite reumatóide é uma doença autoimune. Isso significa que o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos. Na AR, as defesas que protegem o corpo contra infecções danificam tecidos normais (como cartilagens e ligamentos) e amolecem os ossos.

A artrite reumatóide é igualmente comum em ambas as articulações do ombro.

Artrite Pós-Traumática

A artrite pós-traumática é uma forma de osteoartrite que se desenvolve após uma lesão, como uma fratura ou luxação do ombro.

Artropatia por ruptura do manguito rotador

A artrite também pode se desenvolver após uma grande e prolongada ruptura do tendão do manguito rotador. O manguito rotador rasgado não pode mais segurar a cabeça do úmero no soquete da glenoide, e o úmero pode se mover para cima e esfregar contra o acrômio. Isso pode danificar as superfícies dos ossos, causando artrite.

A combinação de uma grande ruptura do manguito rotador e artrite avançada pode levar a fortes dores e fraquezas, e o paciente pode não ser capaz de levantar o braço para o lado.

Artropatia do manguito rotador.

Necrose avascular

A necrose avascular (AVN) do ombro é uma condição dolorosa que ocorre quando o suprimento de sangue para a cabeça do úmero é interrompido. Como as células ósseas morrem sem suprimento sanguíneo, o AVN pode levar à destruição da articulação do ombro e da artrite.

A necrose avascular se desenvolve em estágios. À medida que progride, o osso morto entra em colapso gradualmente, o que danifica a cartilagem articular que cobre o osso e leva à artrite. Inicialmente, o AVN afeta apenas a cabeça do úmero, mas, à medida que o AVN progride, a cabeça desmoronada do úmero pode danificar o soquete da glenoide.

As causas da AVN incluem o uso de altas doses de esteróides, o consumo pesado de álcool, a doença das células falciformes e lesões traumáticas, como fraturas do ombro. Em alguns casos, nenhuma causa pode ser identificada; isso é conhecido como AVN idiopático.

Sintomas

O sintoma mais comum da artrite do ombro é a dor, que é agravada pela atividade e piora progressivamente.

• Se a articulação glenoumeral do ombro for afetada, a dor é centrada na parte de trás do ombro e pode se intensificar com as mudanças no clima. Os pacientes se queixam de uma dor profunda na articulação.

• A dor da artrite na articulação acromioclavicular (CA) está focada na parte superior do ombro. Às vezes, essa dor pode irradiar ou viajar para o lado do pescoço.

• Alguém com artrite reumatóide pode sentir dor no ombro se as articulações glenoumeral e AC forem afetadas.

Amplitude de movimento limitada.

Movimento limitado é outro sintoma comum. Pode ser mais difícil levantar o braço para pentear o cabelo ou alcançar uma prateleira. Você pode ouvir um som de triturar, clicar ou estalar (crepitação) ao mover o ombro.

À medida que a doença progride, qualquer movimento do ombro causa dor. A dor noturna é comum e o sono pode ser difícil.